quarta-feira, 18 de maio de 2011

Paz

Sempre me perguntei o que seria essa tal paz interior que tantos falam e buscam. Dentre os vários questionamentos sobre a vida, esse era um dos que mais me intrigavam. Como atingí-la? Qual o preço? É uma ação ou um sentimento? Mesmo com a pouca idade que tenho, e após passar e ver coisas que mudaram completamente a minha forma de ver o mundo, cheguei a algumas conclusões. Posso estar completamente errada e mudar de opinião um dia, mas hoje penso assim.

Pois bem, observei que estar em paz não é ter dinheiro sobrando na conta bancária. Não é ter o carro desejado. Não é ser lindo, estar saudável e namorar a pessoa que sempre quis. Não é se conformar com uma situação que lhe desagrada. Não é ser passivo e pacífico diante da vida. É um estado totalmente individual que independe de fatores externos, porém afeta tudo e todos que estão à sua volta. Não envolve nada material. Quem tem paz, tem discernimento, sensibilidade, coragem. Não aceita qualquer coisa nem desiste fácil. Tem problemas, tem variações de humor, tem dificuldades, como a grande maioria, mas está bem. Sabe se comportar e como agir ao enfrentar suas batalhas pessoais, pois vivem fora da "bolha" que algumas pessoas criam em torno de si. E são felizes. São livres.

E, a partir do momento que assume Deus em sua vida, seus medos somem. Acredita em Deus de coração aberto. Sente quando Ele está ao seu lado e sabe exatamente quando interfere na sua vida. Deus não necessariamente lhe dá o peixe, mas dá uma aula de pescaria tão fantástica que, se for bom aluno, sempre saberá como e onde pescá-lo. Metáfora super clichê, mas que se encaixa bem.

Se minha teoria estiver certa, hoje posso afirmar: tenho paz. Minha vida está longe de ser uma maravilha como as de propaganda de margarina light, mas estou bem. E tenho o orgulho e a alegria de dizer que sim, acredito em Deus, e Ele foi o caminho que escolhi para me permitir dormir tranquila à noite. E as coisas, aos poucos e no tempo certo, sempre vão se ajeitando.

3 comentários:

  1. Eu acredito que cada um encontra sua paz interior de formas diferentes.
    Pra mim, uma pessoa que encontra isso é aquela que aproveita cada segundo da vida como se fosse o primeiro, que tem coragem de colocar a cara a tapa, que não tem medo de viver, de sofrer, de sorrir e de sentir (sejam eles sentimentos bons ou ruins).

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, Resita, as coisas acontecem quando têm que acontecer, nem cedo, nem tarde demais. Entender que tudo tem uma razão de ser e que nada é por acaso nos ajuda a encarar a vida com mais tranquilidade e leveza. Quando isso acontece, por um instante que seja, a gente é capaz de sentir tudo isso que você falou. E de descobrir, dentro da gente, alguma coisa parecida com essa tal de paz.

    ResponderExcluir
  3. Menina! fiquei intensamente feliz em ler isso aqui. Que sorte ter no mundo pessoas que buscam esse dicernimento e ao mesmo tempo encontram a paz. Adorei mesmo.
    Aproveito para deixar dois versículos onde o PAi deixou suas palavaras para serem lidas e entendidas:
    "E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;"
    Lucas 11:9

    "Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios."
    Salmos 122:7

    ResponderExcluir