quarta-feira, 15 de abril de 2009

Mafalda



Contestatária, essa menina argentina foi o personagem da década de 70 em seu país, e sua fama extendeu-se pelo mundo. Escritas e desenhadas pelo cartunista argentino Quino, suas histórias apareceram de 1964 a 1973, com altíssima popularidade na América Latina e Europa.

A Mafalda é genial, amo suas tiradinhas e suas reflexões sobre o mundo. Filha de uma típica família de classe média argentina, ela tem 7 anos e vive em Buenos Aires. Odeia sopa, o racismo, as absurdas convenções dos adultos, a guerra, e se preocupa com a política. Adora os Beatles e o desenho do Pica Pau. É apaixonada pela paz, pelos direitos humanos e pela democracia. Mesmo tendo uma visão aguda e questionadora da vida e do mundo à sua volta, é uma típica menina da sua idade.

Um pouco sobre os outros personagens, retirados deste site:

- Filipe: Sonhador, tímido, preguiçoso, desligado e às vezes romântico. Odeia a escola e ter que fazer as tarefas de casa. É quase o oposto da Mafalda.
- Manolito: bruto, ambicioso e materialista, mas no fundo com um grande coração. De todos os personagens, ele e a Susanita são os únicos que realmente sabem o que querem da vida. No caso dele, uma enorme rede de supermercados. Ama o Rockfeller e tem ódio de hippies (incluindo os Beatles da Mafalda) e da Susanita.
- Susanita: Super fofoqueira, egoísta ao máximo e briguenta por vocação. Seu futuro já está totalmente planejado, quer um casamento magnífico, um marido rico e muitos filhos. A coisas que odeia são as mais numerosas, os pobres dão-lhe nojo, quase tanto quanto o Manolito, e detesta as reflexões da Mafalda. Não está nem aí copm o destino do mundo.
- Miguelito: Sonhador como o Filipe, apesar de ser mais egoísta e menos tímido. Inocente, vive refletindo sobre questões sem importância. Detesta ter a idade que tem, e não ser notado. É o centro do mundo, e ninguém consegue convencê-lo do contrário.
- Liberdade: É uma Mafalda menos tolerante. Com certeza de esquerda, provavelmente por causa dos pais. Intelectual, crítica e perspicaz, Liberdade ama a cultura, as reivindicações sociais e as revoluções. As pessoas complicadas a deixam nervosa. Ela, garante, é simples. Todos fazem o comentário óbvio sobre o seu nome. É muito baixinha.
- Gui: Irmão da Mafalda. É o representante da idade da inocência, onde tudo está para ser descoberto. As suas paixões são os rabiscos nas paredes, a chupeta on the rocks e Brigitte Bardot.
- Os pais: típico casal de classe média. Ambos são passivos, limitados e levemente falidos. O pai trabalha no escritório fazendo contas, ama plantas e está preocupado porque está envelhecendo. A mãe abandonou a universidade para formar uma família, e a Mafalda sempre que pode critica isso. Vive com o dilema do que cozinhar, acaba fazendo sopa, que a filha detesta.




Tem como não amar??? =)

Um comentário:

  1. Renata.

    Virei fã.
    Que blog ótimo !!!
    Você escreve divinamente...
    Adorei.
    Ah... e a Mafalda é tudo que gostaríamos de ser, não é ? Dona de uma liberdade que só se tem aos 7 anos !
    Parabéns !

    Beijo,

    Solange Maia

    Quando puder visite meu blog também :

    http://eucaliptosnajanela.blogspot.com

    ResponderExcluir